Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

IBGE lança proposta para mapear áreas verdes urbanas no Brasil - Manaus 105.1 FM | 98.7 FM

Fale conosco via Whatsapp: +55 92 98425-5885

No comando: Música

Das 06:00 às 07:50

No comando: Notícia da Hora

Das 07:50 às 08:00

No comando: Panda Show

Das 10:00 às 12:00

No comando: Notícias da Hora

Das 12:00 às 12:10

No comando: Música

Das 12:10 às 14:00

No comando: Tubarão Show

Das 14:00 às 16:00

No comando: Música

Das 16:00 às 17:00

No comando: Minuto a Minuto Amazonas

Das 17:00 às 18:30

No comando: Música

Das 18:30 às 20:00

No comando: Voz do Brasil

Das 20:00 às 21:00

IBGE lança proposta para mapear áreas verdes urbanas no Brasil

Uma proposta inédita para mapear áreas verdes urbanas no Brasil foi apresentada nesta segunda-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Guarulhos (SP) e Palmas foram escolhidos como áreas-teste por serem regionalmente diferentes, tanto em termos de formação das cidades como de clima e vegetação.  

Segundo a responsável técnica da pesquisa, Manuela Mendonça de Alvarenga, a partir deste projeto piloto, a equipe da Diretoria de Geociências do IBGE pretende avaliar proposta metodológica que seja realizada futuramente em todo o território nacional.

“Para nós é importante lançar este estudo em caráter experimental, para que possamos colocar a proposta de metodologia em discussão, testar sua aplicabilidade a diferentes contextos e, a partir de um retorno de outros pesquisadores, de gestores e de demais partes interessadas, propor algo que possa ser aplicável a todo o Brasil”, disse Manuela.

De acordo com o IBGE, a metodologia realizada nesta investigação utilizou a definição de áreas verdes urbanas do Código Florestal Brasileiro, que considera áreas públicas ou privadas de vegetação (natural ou recuperada), que têm uma destinação no planejamento urbano diferente de loteamentos e moradias.

instituto explica que a classificação de áreas verdes seguiu a proposta do Ministério do Meio Ambiente e de Mudança do Clima, que contempla diferentes tipos, como parques, praças, canteiros.

“Para a área de mapeamento,  foi considerada uma delimitação que segue o padrão internacional da ONU-Habitat pautado em densidade demográfica e tamanho da população em áreas contínuas. Além disso, foi proposta a utilização de dados de cartografia colaborativa, que indicam a presença de áreas verdes diversas. Estes foram utilizados como insumos para identificação preliminar, cruzados com outros de imagens de satélite, que indicaram a presença de vegetação”, diz o IBGE.

Conforme o instituto, em Guarulhos, foram identificados 7.096,37 hectares de áreas verdes urbanas, o que representa 45% das áreas urbanizadas do município, levando em conta a área de 800 metro em torno do centro urbano. Considerando as áreas verdes intraurbanas, o tamanho é reduzido para 6.036,73 hectares, e a proporção passa a ser de 38% das áreas urbanizadas da cidade.

 “Com esse resultado, podemos interpretar qual é o grau do impacto que o entorno do centro urbano possui para a composição do mosaico de áreas verdes da cidade e consequentemente os serviços fornecidos à população”, explicou Manuela.

IBGE informou que, em Palmas, o total de áreas verdes urbanas foi de 5.137 hectares, considerando a área de mapeamento com o entorno de 800 metros do centro urbano, o que representa 49,11% do total de áreas urbanizadas da cidade.

“Considerando apenas a área intraurbana, as Áreas Verdes Urbanas passam a somar 977,99 hectares, representando aproximadamente 10% da mancha urbanizada do município. A diminuição de cerca de 80% de áreas verdes entre os recortes intraurbano e periurbano se deve ao fato de que Palmas possui grandes extensões de matas ciliares de rios tributários ao Rio Tocantins que cruzam a cidade e não são consideradas áreas urbanizadas, devido à sua grande extensão sem moradias ou área construída”, afirma o instituto.

“O mapeamento foi proposto considerando a disponibilidade de insumos e a simplicidade de processamento, e, com isso, podemos chegar a um dado de qualidade para todo Brasil. Assim, a partir de uma primeira versão e de sua validação, o próprio mapeamento pode servir como entrada para treinar algoritmos de inteligência artificial, que poderão permitir uma atualização do mapeamento mais automatizada”, completa Manuela.

 

*Com informações da Agência Brasil

Deixe seu comentário:

Mural de Recados

Deixe seu recado

Para deixar seu recado preencha os campos abaixo:

Para:  
E-mail não será publicado
  • Junior Marques – Carauari Amazonas
    terça-feira, jan 7. 2025 9:40 AM
    Bom dia, Especialmente Walter Yalas, o cara com quem tiver uma oportunidade de estagiar na extinta rádio à Critica FM a convite do nosso amigo Miberwal Jucá. Não sei se ainda lembra de mim, mas sou seu fã direto de Carauari
  • Roberto
    sexta-feira, dez 20. 2024 2:13 PM
    Boa tarde Allister monteiro
  • Ana
    sábado, dez 14. 2024 5:12 PM
    Qual era o nome da música que tava passando na tv aberta Manaus antes do clipe da Taylor Swift

1 · 2 · 3 · 4 · 5 · »

Bem-vindo à Rádio Manaus FM 98.7! Estamos no ar, trazendo a alegria e a cultura do Amazonas para você.

Aqui na Manaus FM, nossa programação é feita para todos. Tocamos as músicas que você gosta, contamos as notícias do dia e temos programas que falam da nossa cultura, da nossa gente e da nossa terra.